Programa estadual tem como objetivo reduzir o déficit habitacional e investir em infraestrutura e saneamento
O Governo do Estado apresentou, nesta quinta-feira (19/10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Programa Estadual de Habitação, Infraestrutura e Saneamento (Prohabis). A apresentação foi feita pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, e o diretor-presidente da Superintendência de Habitação (Suhab), Jivago Castro, durante reunião com deputados estaduais que fazem parte das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Assuntos Econômicos (CAE) da Aleam.
O Prohabis tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das populações urbanas do Estado, através da habitação, infraestrutura e saneamento básico, bem como promover o desenvolvimento econômico, impulsionando a geração de emprego e renda. O Governo está solicitando à Aleam autorização para operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 220 milhões para ações previstas no programa.
De acordo com o secretário Marcellus Campêlo, os recursos vão ajudar o Estado a reduzir o déficit habitacional com ações de suporte ao Programa Amazonas Meu Lar e a melhorar a infraestrutura urbana. O objetivo da apresentação, conforme explicou, é demonstrar, de forma transparente, como serão aplicados os recursos da operação de crédito.
“Nossa relação é sempre de transparência com a Aleam, procurando mostrar aos deputados os investimentos e os resultados que o Estado tem buscado. Tenho certeza que essa reunião foi muito proveitosa e deu a clareza necessária para que a proposta seja analisada e aprovada”, afirmou Campêlo.
O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, ressaltou a importância do diálogo com o parlamento, em prol do interesse público, e disse que a expectativa é a de que o projeto vá à votação nos próximos dias. “É fundamental essa proximidade do legislativo e executivo, para que os projetos apresentados pelo governador Wilson Lima alcancem sua finalidade e tragam benefícios para população”, afirmou.
Castro reforçou que o Programa Amazonas Meu Lar vai oferecer mais de 24 mil soluções de moradias. “As ações estão programadas para este ano, ainda, fomentando, assim, a economia local e, acima de tudo, trazendo moradia digna e segura para aqueles que necessitam”, observou.
O deputado Delegado Péricles destacou a importância da transparência do Governo do Estado em apresentar os projetos aos membros da Casa Legislativa. “Acredito que a postura dos secretários Marcellus e Jivago, em vir até a Aleam e apresentar à CCJR as justificativas para o empréstimo, é o destaque dessa reunião. Ganha a população, quando há transparência do governo e de seus gestores, em esclarecer como e onde os recursos serão aplicados. Vamos iniciar a tramitação do pedido, agora com mais informações para poder deliberar sobre a matéria”, declarou.