Mais de mil microrganismos estão no acervo do Departamento de Parasitologia da universidade, apoiado pela Fapeam
FOTOS: Érico Xavier/FapeamImplantar ações de um sistema de gestão na coleção de culturas do Departamento de Parasitologia da Universidade Federal do Amazonas (DPUA/Ufam), para melhoria do gerenciamento do fluxo das atividades e do intercâmbio organizado de informações intra e interinstitucional, está entre os objetivos de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O estudo, intitulado “Estratégias para sistematização das ações de gestão do acervo da biodiversidade de fungos da Coleção de Culturas DPUA”, faz parte do Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus – Edital nº 008/2019.
O sistema de certificação da coleção de fungos está sendo implantado no Instituto de Ciências Biológicas da Ufam (ICB), com base na ISO 9001:2015, com previsão de finalização neste mês de setembro.
De acordo com a coordenadora da pesquisa, Maria Francisca Simas Teixeira, o acesso aos dados de forma organizada é parte crucial de um melhor entendimento do potencial para pesquisa e inovação na coleção, que já conta com um total de 1.610 fungos no acervo.
“Nos anos anteriores, o controle de entrada e saída, catalogação e princípios ativos do acervo, continuavam sendo realizados através de planilhas eletrônicas. Apesar desta abordagem ter servido ao seu propósito, conforme o acervo aumenta, fica cada vez mais complexo gerenciar e extrair informações dele”, completou a coordenadora.
Resultados esperados
Com a implantação do sistema, espera-se a certificação dos acervos de fungos para disponibilização de espécies com características morfológicas, fisiológicas e bioquímicas autenticadas, a visibilidade dos produtos biotecnológicos de interesse industrial, a modernização da manutenção e a disponibilização dos dados que compõem o acervo.
Os resultados irão possibilitar o aprimoramento do acesso digital para acompanhamento dos serviços e a garantia da conformidade, controle e rastreabilidade dos acessos para atendimento da demanda acadêmico-científica, além da disseminação de informações à comunidade científica, da formação de recursos humanos qualificados nos níveis técnicos, graduação e de pós-graduação, promovendo a integração do conhecimento, entre outros.
Sobre o programa
Apoiar, com recursos financeiros e bolsas, projetos que visem dar suporte à organização, informatização, gestão e divulgação de coleções biológicas institucionais e de museus já existentes e consideradas estratégicas para o Estado do Amazonas em instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos.
O post Sistema de atualização e organização de fungos do acervo da Ufam tem apoio do Governo do Estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.