Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: 2ª Mostra de Materiais Adaptados para Pessoas com Deficiência Visual
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

2ª Mostra de Materiais Adaptados para Pessoas com Deficiência Visual

13/12/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

A atividade é alusiva ao Dia Nacional da pessoa com deficiência Visual

Foto: Victor Mamede/ SeducEm alusão ao Dia Nacional da pessoa com deficiência Visual, comemorado nesta terça-feira (13/12), a Secretaria de Estado de educação e Desporto realizou a 2ª Mostra de Materiais Adaptados para Pessoas com Deficiência Visual. Estiveram presentes os professores das escolas de educação especial e de salas de recursos da REDE pública estadual.

A atividade foi realizada pela Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade (Gaed) e foi organizada no corredor principal do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe). Professores que trabalham diretamente com alunos com deficiência visual apresentaram materiais adaptados que são utilizados para educação desses estudantes.

O professor de Língua Portuguesa, Alciberto Cruz, que tem deficiência visual, levou uma exposição sobre os materiais que são utilizados na alfabetização e educação de pessoas com deficiência, como o alfabeto em braille e o soroban – material usado para trabalhar com números e contas matemáticas.

O educador atua na sala de recursos da escola Estadual Dom João de Souza Lima, zona norte de Manaus. Ele diz que a exposição é importante para a construção de uma sociedade inclusiva. “Divulgar isso para as pessoas como forma de despertar nelas um olhar mais sensível. A nossa intenção é que possam entender e ter essa sensibilidade na educação”, pontua.

Há mais de 20 anos na educação especial, a professora Joelma Mendes atua na reeducação visual dos alunos com essa deficiência, na escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, situada à zona oeste da capital. A professora é responsável por aplicar testes e avaliar se o estudante possui deficiência visual.

Fotos: Victor Mamede/ SeducJoelma criou materiais inéditos para o uso dos alunos, como a tabuada de multiplicação, jogo de dama adaptado, tabuada para estudantes com baixa visão, dentre outros. Para ela, a exposição leva mais conhecimento para que as pessoas conheçam a importância de trabalhar materiais adaptados.

“Nosso intuito é que as pessoas conheçam e entendam que, para eles, é preciso materiais adaptados e se tornem multiplicadores desse conhecimento para que mais pessoas sejam alcançadas. Através do nosso trabalho, esses estudantes com deficiência têm a vida mudada, não só eles, mas a família. Nós somos agentes de mudança e inclusão desses alunos na sociedade”, enfatiza.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Dra. Mayara, Educação, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Socioeducando do Centro Dagmar Feitoza conclui o Ensino Médio em formatura ensino medio sejusc realizada em Manaus

15/12/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma feminina da corporação

15/12/2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP atualiza informe com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas até 13 de dezembro de 2025

15/12/2025
Governo do Amazonas

Oficinas de Teatro do Oprimido reúnem crianças e adolescentes em espetáculo Um Sonho de Natal em Manaus

15/12/2025
Governo do Amazonas

Sedecti decide elaborar Nota Técnica para educação escolar indígena no Amazonas e fortalecer políticas públicas

15/12/2025
Governo do Amazonas

Entrega de óculos reforça política estadual de órtese e prótese e amplia atendimento oftalmológico para cerca de 2 mil pessoas no Amazonas

15/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus