A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) promoveu, nesta terça-feira (02/12), uma mobilização no Porto Terminal Hidroviário de Manaus, zona sul, e realizou abordagens simultâneas em todos os terminais de ônibus e na rodoviária. Equipes entregaram materiais informativos e prestaram orientação ao público com foco no combate à importunação sexual e outras violências contra mulheres.
Ações nos terminais
Como parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da violência contra a mulher, as equipes da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM/SEJUSC) lideraram as abordagens nos principais pontos de circulação da capital. As atividades tiveram caráter informativo e destacaram canais oficiais de denúncia e sinais de violência que podem ser identificados no cotidiano.
Segundo a secretária da SEPM/SEJUSC, Syrlan Picanço, as abordagens focaram em orientar e conscientizar a população. “Reforçamos, ainda, os protocolos ‘Não é Não’ e ‘Não Se Cale Mana’, que orientam e conscientizam a população sobre como Agir diante de situações de constrangimento ou violência”, afirmou.
Orientações e materiais distribuídos
Durante a mobilização foram entregues conteúdos do “Guia Delas: Mulheres seguras em todos os espaços”, lançado no dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da violência contra a mulher. O guia reúne protocolos e diretrizes baseados nas legislações estadual e federal voltadas para a proteção das mulheres. O Guia está disponível através do link: https://drive.google.com/drive/folders/1DBq4Kcn4inaZwjjbtI-uW7hITK83Y5p2?usp=sharing
As equipes também reforçaram informações sobre canais de denúncia e orientaram sobre procedimentos a serem adotados em casos de importunação ou constrangimento em ambientes públicos de transporte.
Compromisso institucional
A secretária destacou a atuação contínua do Estado na proteção das mulheres e incentivou a denúncia. “Não se calem. Denunciem. O Governo do Amazonas mantém um compromisso firme no enfrentamento à violência contra a mulher, reconhecendo que cada vida é valiosa e merece toda a proteção”, ressaltou.
A ação reafirma a intenção do Governo do Amazonas, por meio da SEJUSC, de promover ambientes mais seguros e acolhedores no transporte público. Por meio de campanhas educativas e ampliação do acesso a direitos, a pasta amplia a REDE de proteção e a conscientização em todo o Estado.
Assuntos nesse artigo:
#SEJUSC, #sepm, #syrlanpicanco, #porto-terminal-hidroviario, #Manaus, #zona-sul, #dia-m, #mulheres, #mobilidade, #respeito, #importunacao-sexual, #transportes-publicos, #terminais-de-onibus, #rodoviaria, #guia-delas, #nao-e-nao, #nao-se-cale-mana, #21-dias-de-ativismo, #governo-do-amazonas, #REDE-de-protecao
