Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Efeitos especiais para filmes de terror de baixo orçamento é tema de workshop em Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Efeitos especiais para filmes de terror de baixo orçamento é tema de workshop em Manaus

24/07/2025
Compartilhar

As atividades acontecem sexta-feira e sábado, no Centro Cultural Palácio Rio Negro

FOTO: Arquivo Mata-Gato

A Picote Produções realiza o workshop “Efeitos especiais para filmes de terror de baixo orçamento” nesta sexta-feira e sábado (25 e 26/07), no Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado na avenida Sete de Setembro, 1546, no Centro de Manaus. A iniciativa é uma contrapartida do projeto “Mata-Gato”, curta-metragem de André Cunha contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital nº 01/2023 de Fomento às artes – categoria Audiovisual, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e executado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e economia criativa.

“A oficina visa fomentar o cinema de gênero, estimulando cineastas a explorar o terror e a criar uma cadeia produtiva local, com foco em artistas plásticos especializados nesse tipo de produção”, afirma o diretor e roteirista André Cunha. “As atividades são destinadas para maiores de 18 anos, profissionais de direção de arte e entusiastas do gênero, além de artistas cênicos e visuais interessados em produzir efeitos especiais para filmes de terror e suspense”.

Na sexta-feira, a programação acontece das 14h às 16h, com o tema “Stop-Motion: a Arte em Movimento”, com Villy Gouveia, que assina a direção de arte, maquiagem e efeitos especiais do filme “Mata-Gato”, e Bruno Fabian, animador da obra audiovisual lançada neste mês.

No sábado, das 9h às 11h, a equipe técnica da produção vai falar sobre direção de arte e processo criativo, com Villy Gouveia, Afrânio Pires, cenógrafo e concept art, e Daniele Coimbra, responsável pelo figurino, maquiagem e efeitos especiais.

FOTOS: Arquivo Mata-Gato

“Eles dão vida aos personagens do filme e a oficina criativa vem com a proposta de expandir os horizontes e promover a produção cinematográfica de terror em nossa cidade”, comenta André Cunha.

Mata-Gato

Com roteiro assinado por André Cunha e Jimmy Christian, a obra é inspirada em contos literários como “Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, de 1843, e “Gatos de Ulthar”, de H.P. Lovecraft, de 1920, que dialoga com a crueldade humana acerca da pureza de um animal visivelmente inocente e vulnerável, mas carregado de misticismo.

Outra referência da obra é inspirada na estética do curta-metragem amazonense “O Pulo do Gato”, de Jimmy Christian, de 2021, e também filmes de terror dos anos 80, com efeitos práticos, como o “Enigma do Outro Mundo”, de 1982, e “ Uma Noite Alucinante”, de 1987.

No elenco do curta-metragem estão Evandro Menezes e a gata Florinha de Deus. A ficha técnica tem Lucas Carvalho na gestão de projeto, Renata Paula na assistência de direção, Liviah Prestes na preparação de elenco, Max Caracol na assistência de produção, Orlando Júnior na direção de fotografia, Schaydson Souza na assistência de fotografia, Villy Gouveia na direção de arte, Afrânio Pires e Daniele Coimbra na assistência de arte, Enmanuel Gomes na edição e efeitos especiais e Castro Junior no trailer.

A produção do filme traz ainda Fernando Crispim no som direto, Bruno Fabian no stopmotion, César Nogueira no making of e fotografia still, Daniel Fredson, Moham Henrique e Yan Rodrigues na trilha sonora, Isabelly Maria e Manuella Barros na comunicação e Ashna Kapoor no design de capa.

O post Efeitos especiais para filmes de terror de baixo orçamento é tema de workshop em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

23/01/2026
Governo do Amazonas

Concerto da cantora Morgana no Teatro Amazonas marca celebração do Dia de Santa Brígida em 1º de fevereiro

23/01/2026
Governo do Amazonas

Prosai Parintins avança com obras habitacionais, mercado e infraestrutura de água e esgoto previstas para 2026 no Amazonas

23/01/2026
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas pede ajuda para localizar Jaercio José Ferreira Viana desaparecido na avenida Getúlio Vargas

23/01/2026
Governo do Amazonas

Fapeam divulga resultado final do PROPG-EX e amplia apoio a 20 propostas no Amazonas

23/01/2026
Governo do Amazonas

Lafron Tabatinga conquista Selo Prata na Avaliação Externa de Qualidade para exames de HIV, HBV e HCV

23/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus